Carregando...
 

Notícias do PPGESP - News

Notícias do PPGESP (This content is only available in Portuguese)

PPGESP publica resolução sobre credenciamento e recredenciamento de docentes no programa

José Mário Araújo Quarta-feira Outubro 11, 2017

Foi aprovada pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas e Produtos uma nova resolução que disciplina e normatiza a classificação, reclassificação e credenciamento de profissionais para o corpo docente do Programa.  A Resolução 02/2017 apresenta as diretrizes, critérios e procedimentos para a composição do corpo docente, e é balizada pelas normas e documentos de área do Comitê Interdisciplinar da CAPES, área à qual está ligado o PPGESP.

Desta forma, os interessados em participar da Programa e contribuir ativamente para o desenvolvimento da pesquisa e da inovação na Instituição, com visibilidade nacional e internacional,  estão convidados para a leitura minuciosa do documento e para submeter sua solicitação de credenciamento.

 

Resolução Nº 02/2017

Labprosaud renova acreditação do INMETRO

José Mário Araújo Segunda-feira Outubro 9, 2017

O Laboratório de Produtos para Saúde (Labprosaud), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), teve renovada a acreditação recebida do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) para realizar serviços de calibração em instrumentos de medição para radiações ionizantes, voltados para radiodiagnóstico e proteção radiológica.

O laboratório, que faz parte do Polo de Inovação Salvador (PIS), voltou a ganhar o reconhecimento no dia 29 de setembro, após receber a primeira acreditação em 2016, que teve validade de um ano. Assim mantém o título de único laboratório brasileiro que realiza ensaios em protetores contra radiação X. Além de ser único laboratório do país, acreditado no INMETRO, a realizar calibração em medidores de radiodiagnóstico, o Labprosaud também tem exclusividade no serviço na América Latina.

O coordenador do Labprosaud, Marcus Navarro, classificou o resultado como positivo. “Ressalto a imensa importância e responsabilidade social das nossas atividades tecnológicas, pois são os ensaios e calibrações realizados no Labprosaud que contribuem para garantir a segurança dos protetores contra radiação X (Aventais plumbíferos) comercializados no Brasil, bem como a confiança metrológica dos instrumentos utilizados nos controles de qualidade dos equipamentos de mamografia, tomografia, radiografia e Fluoroscopia, dos serviços de saúde em todo o Brasil", afirmou.  A próxima avaliação ocorrerá em julho de 2019.

 

Fonte: http://portal.ifba.edu.br/instituto-federal/noticias-2017/labprosaud-renova-a-acreditacao-do-inmetro

Entra no ar novo sistema de software: rapidez e segurança no registro

José Mário Araújo Quarta-feira Setembro 13, 2017

Entra no ar novo sistema de software: rapidez e segurança no registro

O INPI lançou hoje (12/9) o novo sistema online para registro de programa de computador – o e-RPC. A novidade apresenta uma série de benefícios para o usuário, que agora pode fazer o procedimento de maneira segura, rápida, sem burocracia e sem papel. O sistema faz parte das medidas de desburocratização dos serviços públicos promovidas pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), coordenadas pelo Grupo de Trabalho de Simplificação Administrativa (GTSA). 

Para fazer o pedido de registro, o usuário não precisa mais enviar o código-fonte do software para o INPI. Agora basta criptografá-lo na forma de resumo digital hash, garantindo assim o sigilo da informação. Esse resumo será transcrito no formulário eletrônico de depósito, no qual o usuário também deverá anexar a Declaração de Veracidade (DV) assinada digitalmente. 

O uso de assinatura digital é outra novidade, que visa a dar maior segurança para o usuário e substituir a demanda de serviços cartoriais.

Com a implantação do sistema, as taxas relativas aos serviços de programa de computador foram atualizadas e simplificadas, contando agora com valor único para cada uma delas. Não se esqueça de pagar a Guia de Recolhimento da União (GRU) antes de entrar com o pedido. 

Ao todo, o sistema e-RPC oferece nove serviços, dentre eles revogação ou renúncia de procuração; correção de dados no certificado de registro devido à falha do interessado; solicitação de levantamento de sigilo; e renúncia de registro. 

O certificado de registro poderá ser baixado no sistema BuscaWeb, no portal do INPI. A proteção é por 50 anos a partir de 1º de janeiro do ano subsequente à sua publicação ou criação. 

O sistema e-RPC foi regulamentado pela Instrução Normativa nº 74/2017, publicada na Revista da Propriedade Industrial (RPI) nº 2435, de 5 de setembro de 2017. 

A novidade faz parte de um plano de desburocratização que vem sendo implantado no INPI para o registro de software, que teve redução significativa no tempo de resposta (de cem dias, em 2016, para apenas sete, a partir de setembro). O número de pedidos pendentes também caiu drasticamente (de cinco mil, em 2016, para menos de dois mil este ano, e a meta é chegar a zero até o fim de 2017).

Em anexo, Manual Completo do Programa de Computador.

Fonte: INPI Notícias. Disponível em: <http://www.inpi.gov.br/noticias/entra-no-ar-novo-sistema-de-software-rapidez-e-seguranca-no-registro/view>.

Artigo de Docente do PPGESP no IJICIC

José Mário Araújo Quarta-feira Setembro 13, 2017

 

Periodico3  

Foi aceito para publicação, no International Journal of Innovative Computing, Information and Control - IJICIC, com previsão para o número 6, volume 13, em dezembro de 2017, o artigo do prof. José Mário Araújo, em colaboração com o Prof. Bernardo Ordoñez (UFBA) e Lucas Sacramento (UFBA), intitulado "Communication delay robustness improvement of linear consensus protocol in undirected graphs inspired on deformed algebra". O artigo aborda os problemas de tolerância a atrasos de comunicação em problemas de protocolos de consenso para sistemas multi-agentes. Protocolos de consenso são largamente aplicados em problemas de coordenção entre robôs, veículos, VANTS, e outras aplicações em que cada elemento em cooperação e sua communicação podem ser assinalados respectivamente a um vértice e a um ramo em um grafo conexo. É um paradigma surgido antes mesmo do advento dos sistemas ciberfísicos, no entanto, tem absoluta i mersão dentro da temática. O artigo, quando publicado, estará disponível livremente, e o link para acesso será disponibilizado aqui.

Visite o site do periódico ===IJICIC===, que é estratificado no sistema Qualis da CAPES e indexado na renomada base ===Emerging Sources Citation Index===(ESCI), da Web of Science.

Artigo do Prof. Wilson Otto na Applied Radiation and Isotopes

José Mário Araújo Quarta-feira Agosto 9, 2017

 

Periodico1  

Com imensa satisfação, o PPGESP comunica sobre a publicação no periódico Applied Radiation and Isotopes de artigo de Wilson Otto Gomes Batista. Docente permanente do PPGESP, da linha de pesquisa em desenvolvimento de sistemas e produtos biomédicos, o Prof. Wilson teve seu artigo "Development and validation of two phantoms for quality control in cone-beam CT" aceito pelo pretigioso periódico, cuja versão online já se encontra disponível para acesso institucional pelo link:

https://doi.org/10.1016/j.apradiso.2017.07.052

Phantoms são corpos de prova utilizados em equipamentos da área de saúde que empregam doses de radiação para imageamento e diagnósticos, e simulam características similares aos dos tecidos humanos, que são submetidos a estas doses de radiação durante os exames. 

Aula Inaugural do PPGESP acontece nesta segunda, 24de julho de 2017

José Mário Araújo Sexta-feira Julho 21, 2017
Arquivo não encontrado.
   


 

Nesta segunda-feira, dia 24 de julho de 2017,  às 17 horas, acontece, no Campus de Salvador do IFBA, a Aula Inaugural do semestre 2017.1 do curso de Mestrado profissional em Engenharia de Sistemas e Produtos. O objetivo é recepcionar os novos alunos, aprovados no processo seletivo, e congregar aos alunos veteranos da primeira turma. A aula inaugural terá como conferência magna a palestra "Inovação e Propriedade Intelectual: Motores de Desenvolvimento Social, Econômico e Tecnológico", que será proferida pelo Prof. Dr. Henrique José Caribé Ribeiro, docente do IFBA e Diretor do Departamento de Inovação da PRPGI.

A Aula Inaugural acontecerá na Sala do Núcleo de Tecnologia em Saúde.  Além desta plenária, a programação da Aula Inaugural conta com os seguintes momentos:

 

17:00-17:15 Abertura, com o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFBA, Prof. Luiz Gustavo da Cruz Duarte, e do Magnífico Reitor, Prof.  Dr. Renato da Anunciação Filho.

17:15-17:30 Apresentação do PPGESP, com os professores do corpo docente Dr. José Mário Araújo (Coordenador) e Dr. Allan Edgard Silva Freitas.

17:30-18:30 Palestra - Prof. Dr. Henrique José Caribé Ribeiro

18:30 -19:00 Confraternização

Artigo de discussão do Prof. José Mário publicado na revista internacional Mechanical Systems and Signal Processing

José Mário Araújo Quarta-feira Maio 31, 2017

Mssp  

Está disponível para acesso livre, até o dia 5 de julho próximo, o artigo de discussão do Prof. José Mário Araújo, coordenador do PPGESP e docente do Mestrado Profissional, recém-publicado no periódico internacional Mechanical Systems and Signal Processing. A contribuição apresenta alternativas ao método descrito no artigo publicado em 2007 na mesma revista de autoria de Ram et al. , 'State Feedback Control with Time Delay', em relação ao problema de alocação de polos em sistemas dinâmicos lineares de 2ª ordem com atraso fixo no esforço de controle.  A discussão apresenta o uso de métodos de controle clássico, como contornos de Nyquist, margens de ganho e de fase e aproximação de Padé do atraso de transporte para avaliação de estabilidade e correta alocação de polos de maneira a posteriori, isto é, após o projeto do controlador.  O artigo pode ser obtido através de link abaixo:

Discussion on 'State Feedback Control with Time Delay'

Inscrição e Oferta de Componentes Curriculares em 2017.1

Allan Edgard Silva Freitas Domingo Maio 28, 2017

PPGESP

  1. A inscrição em disciplinas para os alunos regulares será no período de 05 a 16/07/2017, no campus de Salvador e em horário e local a serem anunciados.
  2. Os estudantes regulares deverão estar matriculados na disciplina de Pesquisa Orientada do orientador respectivo, bem como em disciplinas de modo a integralizar os créditos necessários (10 créditos restantes). Devem observar a indicação de quais disciplinas conforme o projeto e o orientador.
  3. Aproveitamento de disciplinas cursadas em outros cursos de pós-graduação poderá ser realizado na GRA3 no Térreo do bloco A no campus de Salvador a partir do dia 05/07/2017.
  4. Os estudantes não regulares (alunos especiais) devem observar chamada específica para nova solicitação de inscrição em disciplinas como estudantes não regulares, a ser divulgada a partir do dia 14/07/2017. Não é garantida a oferta de vagas a todos os solicitantes. A inscrição em disciplinas como aluno especial está limitada a QUATRO disciplinas no total, sendo até DUAS neste semestre.
  5. Datas referenciais:
    • início do semestre 2017.1: 24/07/2017 (ESP203 inicia 20/07)
    • fim do semestre 2017.1: 04/11/2017
    •  início do semestre 2017.2: 13/11/2017
  6. Oferta de Componentes Curriculares em 2017.1:
CódigoDisciplinaDocenteHorário
ESP001PROJETOS DE SISTEMAS E PRODUTOS IAllan/ HandersonSAB 08-12h / SEX 18-22h (28 e 29/07, 18 e 19/08, 01, 02, 15, 16, 29 e 30/09, 13 e 14/10, 03 e 04/11)
ESP004SEMINÁRIOS EM ENGENHARIA DE SISTEMAS E PRODUTOSWilson/SandroSEX 16-18h (*conforme calendário do Campus até 11/11)
ESP003PRODUÇÃO E DIFUSÃO DO CONHECIMENTO TECNOLÓGICOClaudio/EliasSEX 18-22h / SAB 08-12h (11, 12, 25 e 26/08, 08, 09, 22 e 23/09, 06, 07, 20 e 21/10 e 10 e 11/11)
ESPA01ANÁLISE DE DADOS MULTIVARIADOSValéria/FabíoloTER 18-22h (*conforme calendário do Campus até 11/11)
ESP209SISTEMAS CIBER-FÍSICOSJosé Mário/AllanSEX 16-20h (*conforme calendário do Campus até 11/11)
ESP104REGULAÇÃO SANITÁRIAMarcusCronograma: 24/07, 08 a 11/08 – 13 às 17h-, e 12 a 15/09 – 08 às 12h
ESP208SINAIS E SISTEMASEduardo/FabrícioQUA 20-22h / SEX 20-22h (*conforme calendário do Campus até 11/11)
ESP203DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS UBÍQUOSManoel/AllanCronograma Conjunto com ECDU: 20, 21, 22, 28 e 29/07, 04 e 11/08,13, 14, 15, 21, 22, 28 e 29/09 - 18-22h (SÁBADOS 08-12h)
ESPA04TÓPICOS ESPECIAIS: PESQUISA ORIENTADAAllanA combinar com orientando(s) (*conforme calendário do Campus até 11/11)
ESPA04TÓPICOS ESPECIAIS: PESQUISA ORIENTADAEduardo"
ESPA04TÓPICOS ESPECIAIS: PESQUISA ORIENTADAHanderson"
ESPA04TÓPICOS ESPECIAIS: PESQUISA ORIENTADAManoel"
ESPA04TÓPICOS ESPECIAIS: PESQUISA ORIENTADASandro"
ESPA04TÓPICOS ESPECIAIS: PESQUISA ORIENTADAJosé Mário"
ESPA04TÓPICOS ESPECIAIS: PESQUISA ORIENTADAMarcus"